O Banco Alimentar é um serviço que luta contra o desperdício, recuperando excedentes alimentares, para os levar a quem tem carências alimentares, mobilizando pessoas e empresas, que a título voluntário, se associam a esta causa.
O Centro Social Abel Varzim é parceiro do Banco Alimentar Contra a Fome de Braga desde 2008. Esta parceria tem como objetivo não só a organização das campanhas mas também a distribuição mensal de bens alimentares e acompanhamento de 50 famílias beneficiárias das nove freguesias que correspondem geograficamente à CSIF – Poente da Franqueira.
Para a nossa instituição este protocolo com o Banco Alimentar tem sido crucial, considerando que vivemos numa altura em que as famílias passam por graves dificuldades económicas. Tem sido um instrumento no combate à pobreza e potenciador de mudança, visto que o acompanhamento das famílias vai para além da mera entrega de bens alimentares, orientando muitas vezes as famílias a outros níveis, nomeadamente ao nível socioprofissional.
Esta parceria estende-se às campanhas de recolha (duas por ano), em que instituição mobiliza cerca de cem voluntários para esta causa. Para além do voluntariado isolado, a colaboração das Associações de Jovens e Agrupamentos de Escuteiros tem sido fundamental, dada a capacidade de mobilização que têm. Os voluntários ajudam nas recolhas feitas nas superfícies e em toda a logística que envolve uma campanha desta dimensão.
Apoiamos e acompanhamos cerca de 50 famílias.
A entrega dos bens alimentares é mensal. A inclusão de famílias respeita o procedimento que a instituição adotou desde 2012, e uma avaliação social rigorosa e partilhada. Neste momento as organizações sociais do Concelho que têm Banco de Alimentos partilham informação dos agregados na Plataforma da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, de forma a não haver suplicação de apoios institucionais.
Ao nível dos encaminhamentos são várias as entidades que o fazem, Segurança Social, Serviços de Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, Juntas de Freguesias, Hospitais e outras entidades do sector social.
O horário de atendimento destinado ao Banco Alimentar é de segunda a sexta, das 9h00 às 16h, no Serviço Psicossocial da instituição.
Seja voluntário! Ajude na elaboração e distribuição dos cabazes alimentares. Para isso, ofereça 2 dias do seu mês (consoante a sua disponibilidade) a esta causa social. Colabore também nas campanhas de recolha de alimentos, que se realizam duas vezes por anos.
Serviço de Atendimento e A.S.