No Centro Social Abel Varzim praticamos uma pedagogia intencional.
Quatro componentes são essenciais:
– As estratégias metodológicas;
– O perfil e preparação da equipa educativa;
– O ambiente criado através de uma conceção adequada do espaço;
– Uma gestão organizativa de qualidade – a chamada cultura interna.
Tudo isto, num quadro de uma relação aberta e permanente com a família.
A equipa educativa contextualiza a sua prática pedagógica numa perspetiva construtivista, em que a criança se desenvolve através das interações que realiza com o meio.
A criança é potenciadora do seu conhecimento agindo no meio em que vive, desta forma, o ambiente onde a criança se desenvolve é um fator importante para o seu desenvolvimento.
O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é uma ferramenta pedagógica que permite à Equipa Educativa observar, registar e avaliar as competências que cada criança necessita adquirir a cada ano escolar.
Este instrumento, disponibilizado na forma de documento, surge como forma de evidenciar as necessidades individuais de cada criança.
No dia-a-dia, utilizamos este documento para registar as conquistas de cada criança e para delinear novas metas para o seu desenvolvimento.
Os pais participam na elaboração deste documento, aquando da reunião de início de ano e sempre que considerarem necessário. No final do ano, na reunião individual dos pais com a Equipa Educativa realiza-se a avaliação da criança e do trabalho desenvolvido.
Na nossa Creche, Jardim de Infância e CATL, os pais são os primeiros educadores.
Queremos criar com as famílias uma relação de proximidade, atenção, confiança e parceria. Há algumas estratégias que criamos e às quais damos continuidade para promover essa relação:
Quem é o terceiro Educador?
Educar e proporcionar desafios de aprendizagem às crianças é o maior desafio da nossa escola. Os pais, enquanto primeiros educadores, confiam os seus filhos à escola porque acreditam que aqui terão experiências educativas que os farão crescer e evoluir. Os profissionais de educação têm um papel fundamental na riqueza das experiências que proporcionam às crianças com quem trabalham.
Já temos dois educadores fundamentais, então qual é o terceiro?
O terceiro educador é o espaço onde a criança desenvolve as suas atividades. O espaço é planeado e organizado pelos educadores de forma a criar o “maior número possível de oportunidades de aprendizagem pela ação e exerçam o máximo controlo possível sobre o ambiente”(in Educar a Criança).
A sala, o recreio, os espaços comuns e todas as áreas em que a criança trabalha são agentes indiretos de ensino-aprendizagem. Por essa razão, na nossa escola, os espaços são alvo constante de planeamento, estruturação e reestruturação para continuarem a ser atraentes e estimulantes para a criança.